Espaço de divulgação, informação e opinião da Liga dos Amigos do Alcaide. Deixem os vossos comentários
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Míscaros|09
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Mapa e Tascas do Miscaros|09
Carregue na imagem para ver as imagens.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Míscaros|09
Pois é. O Cartaz já está fechado. Espero que gostem da oferta para o nosso 1º Festival de Cogumelos - Míscaros.09. Ajudem-nos a divulgá-lo. Queremos que este seja o primeiro de muitos!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
"Chakall" - Míscaros|09
"Chakall é um viajante, um cozinheiro e um apaixonado. Talvez não por esta ordem, mas só ele poderá definir a ordem certa: um homem que viaja e se apaixona por lugares distantes e que colecciona sabores. Um apaixonado pela cozinha e pelos países que percorre.
Um chefe que cozinha e viaja com paixão.A sua imagem de marca, enquanto individuo, é marcada pelo turbante que substitui o típico chapéu de chefe, e pelo cerrado sotaque argentino. Duas características que, aliadas ao seu domínio da cozinha e ao seu apurado sentido de humor, lhe conferiram um aspecto singular e uma abordagem diferente da cozinha internacional.
Chakall nasceu em Tibre, Buenos Aires, a 5 de Junho de 1972.É filho de cinco culturas (tanto quanto ele sabe), com pais de origem galega, suíça-alemã, basca francesa, italiana e indígena do Norte da Argentina. Do Pólo Norte ao Cabo das Agulhas foi descobrindo inúmeros segredos de cozinha. Em 1997, seguiu o seu instinto e chegou a Portugal com a sensação de que era o único lugar onde poderia viver. Não se enganou."
terça-feira, 20 de outubro de 2009
"Fadomorse" - Míscaros|09
O projecto Fadomorse surgiu há oito anos atrás em Trás-os-Montes, nos quais tem vindo a desenvolver uma forma única de intervir culturalmente junto do público menos cultivado na alma e no sentir nacional, através de intervenções culturais e com a edição por meios próprios de registos discográficos.A música e a poesia são assim, os meios de propagação da mensagem construtiva para um futuro cultural de um povo, no qual o projecto Fadomorse se empenha com todo o profissionalismo e singularidade, levando a todos um espectáculo único, digno do melhor conteúdo cultural que vai desde as raízes populares portuguesas até ao expoente moderno da sonoridade do mundo."Folklore Hardcore" é o mais recente trabalho da banda de Mirandela.
FADOMORSE é composto por:Dasilvassauro - Percudrum,Toninho Arreboutas - Contrabaixo e Baixo EléctricoKonstantino Meio Litro - Flauta Transversal, Flautim, Ocarina e Gaita de FolesDionisio Faízca – Cavaquinho, Braguesa ,Guitarra Portuguesa e VozXico Balsas - Teclados e AcordeãoHamilcar Travolta - Percussão e VozQueçi Manbo -Guitarra e VozPoderão ouvir ou adquirir se assim entenderem "Folklore Hardcore" no site http://www.mdparte.com/ ou ouvirem no myspace da banda o excelente "Inda Pastores".
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
"Toques do Caramulo" - Míscaros|09
Eis um dos primeiros grupos que vão estar nos Míscaros.09 - Festival de Cogumelos. Deixo aqui uma pequena curiosidade sobre um dos grupos."Concerto que funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas, num espectáculo de energia musical e interacção com o público. Recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo.“Toques do Caramulo” são uma revelação da nova música tradicional em Portugal, reconhecidos pela força criativa dos seus concertos, figurando em importantes eventos trad e folk, numa agenda de dezenas de concertos por ano.""A coisa mais bonita que têm os Toques do Caramulo é que, partindo do reportório tradicional recolhido na Serra que lhes dá nome – o Caramulo – o grupo liderado por Luís Fernandes transforma-o em canções de Portugal inteiro”
António Pires (Raízes e Antenas)“Os Toques do Caramulo são actualmente um dos mais dançáveis e modernos projectos folk do nosso país”
Luís Rei (Crónicas da Terra)“Uma das mais poderosas propostas de globalização formuladas no contexto da folk/trad em Portugal”
Mário Correia (Sons da Terra)"Famosos pelas suas exuberantes prestações ao vivo"
Luís Rei (Crónicas da Terra)“Toques do Caramulo, un dos froitos creativos da asociación que máis revolucionou o panorama cultural do país veciño”
Sara Vidal (El Correo Gallego)
Vai ser muito bom. Assim o esperamos. Não deixem de espreitar a sua página no MySpace.
Míscaros|09
E assim se dá o tiro de partida para o Festival de Cogumelos: Míscaros.09Vamos começar a preparar o espectáculo AluSino... E todos podem entrar nele, venha ao Festival e entre no espectáculo AluSino.É já este sábado a partir das 15 horas no recinto da Liga dos Amigos do Alcaide.
Clique na imagem para ver as informações.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
D'lhá!! Fins-de-semana Culturais da Liga dos Amigos do Alcaide
Mais um Fim-de-semana Cultural realizou-se no Alcaide. As pessoas mostraram receptividade e divertiram-se com o cartaz proposto pela Liga dos Amigos do Alcaide. O fim-de-semana iniciou-se com uma Colectiva de Arte na antiga Junta de Freguesia. As artistas estiveram presentes nos três dias e viram o quão animada é a aldeia. Como alguém referia no dia da inauguração, foram capazes de ver a boa recepção que a população oferece.
No dia seguinte, o Largo da Praça recebeu as mesas recuperadas pelos jovens, para acolher um tema bastante interessante: Ler na Praça. As pessoas foram-se inscrevendo na Biblioteca Doutor Figueirinhas e aproveitaram para apanhar o calor do outono sentados na nova esplanada. À noite, o Largo recebeu a festa Tuga Mix, onde os mais novos e mais velhos ouviram música portuguesa que fizeram história.
O dia forte foi no domingo. A Liga dos Amigos do Alcaide inaugurou o ringue com os bombos a ajudar à festa.
Seguiu-se depois o jogo de futebol entre o Fundo do Povo e o Cimo do Povo. Mostraram, em pleno campo, que ainda temos craques e que ainda se joga futebol no Alcaide. Acabou por ganhar nas grandes penalidades o Cimo do Povo, a quem lhes enviamos os mais sinceros parabéns. Muitos foram os que acorreram à Liga dos Amigos do Alcaide para ver o jogo. E no final, foi oferecido um Porto de Honra a todos os que se encontravam presentes.
Na parte da tarde, as festividades mudaram-se de armas e bagagens para o Largo da Praça, onde havia um bar à disposição da população, onde a música esteve sempre presente com o acordeão e com algumas músicas de baile, onde houve jogos tradicionais para toda a população. No meio de tudo isto, as pessoas estiveram sempre animadas, mostrando que o Largo da Praça ainda é um lugar de convívio. Foi uma tarde muito animada, regada pela água dos cântaros e pela boa disposição.
"Ler na Praça"
"jogo do Cântaro"
"Animação com o acordeão na Fonte"
No fim de contas, todos se conseguiram divertir e passar um fim-de-semana diferente. A Liga dos Amigos do Alcaide voltou a proporcionar algo diferente na aldeia, de forma a que as pessoas se sintam bem no seio da aldeia.