A Liga dos Amigos do Alcaide deseja a todos os Alcaidenses e Amigos do Alcaide um Feliz Ano Novo!!!
Feliz Ano Novo!!!!
Espaço de divulgação, informação e opinião da Liga dos Amigos do Alcaide. Deixem os vossos comentários
A Liga dos Amigos do Alcaide deseja a todos os Alcaidenses e Amigos do Alcaide um Feliz Ano Novo!!!
Feliz Ano Novo!!!!
A Liga dos Amigos do Alcaide vem por este meio convidar todos os interessados a vir passar a Passagem de Ano na nossa companhia. Ir-se-á realizar no Centro Paroquial do Alcaide, a partir das 22 horas. Será brindado com Champanhe, Bolo Rei, Passas, Salgados, Caldo Verde e Cacau. Não deixe de vir divertir-se na entrada de 2010!!
A Liga dos Amigos do Alcaide deseja a todos os seus associados e amigos um Feliz Natal.
Feliz Natal!!!!
É verdade, demoraram a chegar, mas tentou-se recolher alguns momentos que se passaram nos Míscaros deste ano. Eis alguns.
"A animação esteve presente nestes pequenos momentos"
"A Marca associada ao produto"
"A sessão de autógrafos"
E assim terminou a primeira edição do "Míscaros.09 - Festival do Cogumelo". O Balanço foi bastante positivo. Pelas ruas da aldeia, viam-se pessoas satisfeitas e alegres pelo evento.A população mobilizou-se, na sua grande maioria, para este evento. Ficou a ideia da riqueza que aqui se mostrou e a união que trouxe em volta de um tema e de algo em que se acreditava. Os responsáveis por cada tasca esmeraram-se a tal ponto que os visitantes estavam deslumbrados. É de salientar que o sucesso deste Festival deve-se também a estes intervenientes. As palestras e os workshop's tiveram uma adesão muito positiva e todos mostraram satisfação em participar. Os passeios trouxeram alguma cor e descoberta pela Serra da Gardunha. Nada disto seria possível sem a participação das pessoas implicadas como o Engenheiro Gravito Henriques, a Engenheira Odete, o Professor Albano Matos e a Gardunha Viva. A exposição de pintura de José Domingues, de desenho de Catarina Ferreira e a exposição de selos de Cândido Alexandre Henriques vieram trazer a cor e alguma cultura para o evento, realçando a qualidade de qualquer uma delas. e fora das exposições oficiais, alguns expositores individuais estavam espalhados pelas tasquinhas da aldeia. Os restaurantes pautaram-se pela qualidade e todos os clientes saiam satisfeitos das tascas. O próprio cozinheiro Chakall saira da aldeia com vontade de voltar. A Escola de Hotelaria sentiu-se bastante agradada com o evento e desejou sucesso para os anos seguintes. E no cair da noite, outras tasquinhas acabavam por garantir a animação nocturna com bastante animação e barulho por todas as ruas.O tempo não esteve de feição, mas ainda assim, as pessoas não arredaram da aldeia e até acharam algo divertido fazer a festa dentro de portas, pois a animação estava presente por todo o lado.Mas algumas coisas terão de ser melhoradas e resolver alguns contratempos. Este foi o primeiro e serve de exemplo para anos vindouros. E claro que alguns temas terão de ser discutidos e falados para solucionar incómodos aos habitantes da aldeia.No final, todos concordaram que tinha sido um sucesso. Só nos resta agradecer todos os apoios e às cedências acordadas e que foram feitas para que este Festival tivesse sido realizado. E pedir desculpa se nos esquecemos de algumas coisas, mas com o intuito de melhorar já para o próximo Festival, o "Míscaros.10 - Festival do Cogumelo"A Todos os que nos ajudaram e foram intervenientes, um grande bem haja! :)
Começam a aparecer as cores na Serra da Gardunha. As árvores iniciam o seu processo de Inverno. Mas antes que isso aconteça, elas vão-se transformando e dando um colorido a toda a Serra. Por essa razão, e de forma a que todos possamos contemplar a beleza que nos proporciona essa palete de cores, convidamo-vos a que no dia 14 de Novembro de 2009 venham fazer a "Caminhada Cores da Gardunha". Inicia-se às 09h00 da manhã, no Largo Comendador Gil Pinheiro, no Alcaide. Terá uma duração de 1h30 de percurso e serão mais ou menos 7 quilómetros pela Serra. Será orientada pela já experiente Associação Gardunha Viva. Venham participar e ver a Gardunha como nunca a viu.
Por volta das 15h30, já as pessoas começavam a deslocar-se para o Recinto da Liga dos Amigos do Alcaide. O dia apresentava-se agradável e, em ambiente de alegria, todos vinham contemplar o no campo e futebol, com direito a Jeropiga e Castanhas. A verdade é que as castanhas demoravam a sair do lume e foram regando a garganta com a bebida doce. Conversa aqui, conversa ali, foi passando o tempo e deu-se inicio à queimada. Na fogueira já se encontravam as castanhas para assar, onde algumas iam saltando. Os aldeões viravam, remexiam, encontravam e comiam as castanhas consoante essas estavam prontas. E vinha mais um copo para ajudar a comer. Foi uma tarde animada, pautada por muita gente e alguns miúdos a brincar no recinto da Liga. Poder-se-ia dizer que as pessoas estavam contentes com todo o labor ali desenvolvido. A todas essas pessoas, um grande Bem Haja!
Carregue na imagem para ver as imagens.
Pois é. O Cartaz já está fechado. Espero que gostem da oferta para o nosso 1º Festival de Cogumelos - Míscaros.09. Ajudem-nos a divulgá-lo. Queremos que este seja o primeiro de muitos!
"Chakall é um viajante, um cozinheiro e um apaixonado. Talvez não por esta ordem, mas só ele poderá definir a ordem certa: um homem que viaja e se apaixona por lugares distantes e que colecciona sabores. Um apaixonado pela cozinha e pelos países que percorre.
Um chefe que cozinha e viaja com paixão.A sua imagem de marca, enquanto individuo, é marcada pelo turbante que substitui o típico chapéu de chefe, e pelo cerrado sotaque argentino. Duas características que, aliadas ao seu domínio da cozinha e ao seu apurado sentido de humor, lhe conferiram um aspecto singular e uma abordagem diferente da cozinha internacional.
Chakall nasceu em Tibre, Buenos Aires, a 5 de Junho de 1972.É filho de cinco culturas (tanto quanto ele sabe), com pais de origem galega, suíça-alemã, basca francesa, italiana e indígena do Norte da Argentina. Do Pólo Norte ao Cabo das Agulhas foi descobrindo inúmeros segredos de cozinha. Em 1997, seguiu o seu instinto e chegou a Portugal com a sensação de que era o único lugar onde poderia viver. Não se enganou."
O projecto Fadomorse surgiu há oito anos atrás em Trás-os-Montes, nos quais tem vindo a desenvolver uma forma única de intervir culturalmente junto do público menos cultivado na alma e no sentir nacional, através de intervenções culturais e com a edição por meios próprios de registos discográficos.A música e a poesia são assim, os meios de propagação da mensagem construtiva para um futuro cultural de um povo, no qual o projecto Fadomorse se empenha com todo o profissionalismo e singularidade, levando a todos um espectáculo único, digno do melhor conteúdo cultural que vai desde as raízes populares portuguesas até ao expoente moderno da sonoridade do mundo."Folklore Hardcore" é o mais recente trabalho da banda de Mirandela.
FADOMORSE é composto por:Dasilvassauro - Percudrum,Toninho Arreboutas - Contrabaixo e Baixo EléctricoKonstantino Meio Litro - Flauta Transversal, Flautim, Ocarina e Gaita de FolesDionisio Faízca – Cavaquinho, Braguesa ,Guitarra Portuguesa e VozXico Balsas - Teclados e AcordeãoHamilcar Travolta - Percussão e VozQueçi Manbo -Guitarra e VozPoderão ouvir ou adquirir se assim entenderem "Folklore Hardcore" no site http://www.mdparte.com/ ou ouvirem no myspace da banda o excelente "Inda Pastores".
Eis um dos primeiros grupos que vão estar nos Míscaros.09 - Festival de Cogumelos. Deixo aqui uma pequena curiosidade sobre um dos grupos."Concerto que funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas, num espectáculo de energia musical e interacção com o público. Recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo.“Toques do Caramulo” são uma revelação da nova música tradicional em Portugal, reconhecidos pela força criativa dos seus concertos, figurando em importantes eventos trad e folk, numa agenda de dezenas de concertos por ano.""A coisa mais bonita que têm os Toques do Caramulo é que, partindo do reportório tradicional recolhido na Serra que lhes dá nome – o Caramulo – o grupo liderado por Luís Fernandes transforma-o em canções de Portugal inteiro”
António Pires (Raízes e Antenas)“Os Toques do Caramulo são actualmente um dos mais dançáveis e modernos projectos folk do nosso país”
Luís Rei (Crónicas da Terra)“Uma das mais poderosas propostas de globalização formuladas no contexto da folk/trad em Portugal”
Mário Correia (Sons da Terra)"Famosos pelas suas exuberantes prestações ao vivo"
Luís Rei (Crónicas da Terra)“Toques do Caramulo, un dos froitos creativos da asociación que máis revolucionou o panorama cultural do país veciño”
Sara Vidal (El Correo Gallego)
Vai ser muito bom. Assim o esperamos. Não deixem de espreitar a sua página no MySpace.
E assim se dá o tiro de partida para o Festival de Cogumelos: Míscaros.09Vamos começar a preparar o espectáculo AluSino... E todos podem entrar nele, venha ao Festival e entre no espectáculo AluSino.É já este sábado a partir das 15 horas no recinto da Liga dos Amigos do Alcaide.
Clique na imagem para ver as informações.
Mais um Fim-de-semana Cultural realizou-se no Alcaide. As pessoas mostraram receptividade e divertiram-se com o cartaz proposto pela Liga dos Amigos do Alcaide. O fim-de-semana iniciou-se com uma Colectiva de Arte na antiga Junta de Freguesia. As artistas estiveram presentes nos três dias e viram o quão animada é a aldeia. Como alguém referia no dia da inauguração, foram capazes de ver a boa recepção que a população oferece.
No dia seguinte, o Largo da Praça recebeu as mesas recuperadas pelos jovens, para acolher um tema bastante interessante: Ler na Praça. As pessoas foram-se inscrevendo na Biblioteca Doutor Figueirinhas e aproveitaram para apanhar o calor do outono sentados na nova esplanada. À noite, o Largo recebeu a festa Tuga Mix, onde os mais novos e mais velhos ouviram música portuguesa que fizeram história.
O dia forte foi no domingo. A Liga dos Amigos do Alcaide inaugurou o ringue com os bombos a ajudar à festa.
Seguiu-se depois o jogo de futebol entre o Fundo do Povo e o Cimo do Povo. Mostraram, em pleno campo, que ainda temos craques e que ainda se joga futebol no Alcaide. Acabou por ganhar nas grandes penalidades o Cimo do Povo, a quem lhes enviamos os mais sinceros parabéns. Muitos foram os que acorreram à Liga dos Amigos do Alcaide para ver o jogo. E no final, foi oferecido um Porto de Honra a todos os que se encontravam presentes.
Na parte da tarde, as festividades mudaram-se de armas e bagagens para o Largo da Praça, onde havia um bar à disposição da população, onde a música esteve sempre presente com o acordeão e com algumas músicas de baile, onde houve jogos tradicionais para toda a população. No meio de tudo isto, as pessoas estiveram sempre animadas, mostrando que o Largo da Praça ainda é um lugar de convívio. Foi uma tarde muito animada, regada pela água dos cântaros e pela boa disposição.
No fim de contas, todos se conseguiram divertir e passar um fim-de-semana diferente. A Liga dos Amigos do Alcaide voltou a proporcionar algo diferente na aldeia, de forma a que as pessoas se sintam bem no seio da aldeia.
Tentando combater a interioridade, e já que nos vai faltando algum ambiente de praia, a Liga dos Amigos do Alcaide decidiu abrir o espaço "Allcaide Summer Party". Tem um ambiente de praia, com música a preceito, com pequenos petiscos que podemos encontrar em qualquer bar de praia. E com um ambiente que promete! Haverá festas e eventos associados ao bar, com a Liga a desenvolver algumas actividades. Venham divertir-se até ao já conhecido "Bar da Praia".
No dia 26 de Julho de 2009, pelas 15h30, realizou-se uma Assembleia Extraordinária com os sócios da Liga dos Amigos do Alcaide. A Assembleia inicou-se com algumas informações sobre o 1º semestre realizado pela direcção da L.A.A. do ano em decurso. O balanço, após análise feita, foi considerado positivo e cumpridor dos objectivos aos quais a actual direcção se comprometeu. Os socios foram informados da situação da saúde financeira da Associação, que se mostrou já muito positivo e com as contas controladas. Todos os sócios concordaram e mostraram-se satisfeitos com o trabalho realizado por estes membros.
Após essas informações, seguiu-se para o segundo ponto: Requalificação do espaço da Liga dos Amigos do Alcaide. Foi explicado aos sócios quais eram os planos de requalificação pretendidos pelos membros da Liga, como desejavam realizar e se algum sócio teria alguma ideia ou sugestão para a Liga. Foi discutido, ponderedo e proposto a votação o projecto apresentado. algumas questões foram colocadas sobre o projecto e os membros tetaram responder a todas as questões. Os sócios presentes mostraram agrado e deram voto de confiança a esta equipa.
A Assembleia acabou com a sensação de satisfação e de um futuro de labuta.
A Exposição foi claramente um sucesso. As pessoas gostaram muito dos trabalhos que o grupo iniciou em Março numa formação incluída no "D'lhá!! - Fins-de-semana Culturais da Liga dos Amigos do Alcaide". A população viu os diversos trabalhos realizados, a evolução que cada formando foi tendo e a dedicação que alguns empenharam nos seus trabalhos. A formadora, Catarina Ferreira, estava francamente satisfeita com toda a evolução e com a dedicação que cada um deu nesta formação. E não só ela se mostrava contente com o resultado. Todos mostravam e se orgulhavam por todo o trabalho. A Liga dos Amigos do Alcaide agradece a todos os participantes.
Foi uma manhã animada. Aos poucos, o asfalto era conquistado pelos pneus e pelos fardos de palha. Por todo o percurso viam-se setas e postos de controle. Os concorrentes mostravam alguma impaciência. Queriam adrenalina. Andar no alcatrão. E após verificação por parte da Organização, iniciaram-se as provas. Na parte da manhã, a volta era feita pela Rua do Pinheiro Manso, passando pelas traseiras da antiga Serração. Passava pela Capela de Santo António e virava para a Ponte de São Macário. Ao chegar a meio da estrada, tinham de girar 180º graus e seguir em direcção à Fonte das Lages. Aí, tinham a Meta. Toda a manhã foi pautada por rolamentos a saltar dos carros, por peripécias diversas entre concorrentes que, não contentes, davam mergulhos na atmosfera ou sentiam a palha de muito perto.
Um dos donos do asfalto
A população mobilizou-se para ver a corrida
Fez-se então a pausa para almoço e todos foram brindados com um repasto delicioso. Serviu para ganhar forças para as provas da tarde.
A boa disposição após o almoço
E Recomeçou a Prova. Agora situada a partir da Praça Gil Pinheiro, passando pela Capela de Santo António e seguindo o mesmo percurso. Todos desceram com bastante adrenalina, diversão, boa disposição, com muita música, muito calor e muita gente a aplaudir. Foi uma tarde fantástica e bem passada. Houve até a participação de duas mulheres! Estas simplesmente queriam sentir a adrenalina que correr com carrinhos de rolamentos.
Curiosos atentos à passagem de um concorrente
Na Prova Final, estiveram presentes o concorrente João Carriço, João Milheiro, Miguel Martins e David Reis. E foi esta a ordem de chegada e de vencedores.
Local da Meta
No final, todos foram lanchar e divertirem-se até não aguentarem mais de dores, de maselas e maleitas que sofreram. Não faltou música, cerveja e a animação com os insufláveis. Desde o mais pequeno ao graúdo, todos se divertiram. Por fim, foram entregues os prémios a cada participante e a respectiva medalha.